Processo seletivo para programa de Internato e Especialização da Famesp / rede de hospitais Mundo Animal (Porto alegre), Pompéia e Sena Madureira ( São Paulo) está com inscrições abertas

Médica veterinária jovem examinando beagle no Programa de Internato e Especialização – Portal Pet Saúde
Compartilhe

Listen to this article

A rede de hospitais Mundo Animal  (Porto Alegre), Pompéia e Sena Madureira (São Paulo) , em parceria com a Faculdade Método de São Paulo (FAMESP), promove o processo seletivo para o Programa do curso de pós-graduação  lato sensu em Clínica Médica e Medicina Veterinária Intensiva, com foco em Clínica  Médica de Pequenos Animais.  As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 15 de novembro para o processo seletivo, que ocorrerá no dia 26 do mesmo mês. O programa de Internato e Especialização é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e tem duração de 24 meses.

São 22 vagas em São Paulo e três em Porto Alegre. Na capital paulista, serão 10 vagas no Hospital Veterinário da Pompéia e seis no Hospital Sena Madureira. As demais ainda serão definidas. Já na capital gaúcha, as três vagas serão no Hospital Veterinário Mundo Animal. Os aprovados, de acordo com a classificação, podem escolher onde ficarão alocados. O primeiro colocado será o primeiro a escolher e assim por diante. Entretanto, é possível haver rodízio de unidades durante o curso, sobretudo no segundo ano.

O médico veterinário Fabiano de Granville Ponce, diretor de novos negócios da rede , explica como será o processo seletivo para o programa de Internato e Especialização.

Programa de Internato e Especialização – o que é necessário para se inscrever no processo seletivo?

Para se inscrever no processo seletivo, basta acessar a página do site https://www.hovetdapompeia.com.br/internato e/ou enviar um e-mail para internato@wevets.com.br. Sobre os requisitos para participar, o Dr. Fabiano diz que “o candidato deve ter concluído o curso de Medicina Veterinária – que deve ser reconhecido pelo MEC – há menos de 12 meses em relação à data do processo seletivo. Ou, então, concluir o curso de Medicina Veterinária até 20 de dezembro de 2021”.

Programa de Internato e Especialização – como será o processo seletivo?

“Todo o processo seletivo é feito no mesmo dia, em 26 de novembro”, conta o Dr. Fabiano. “A primeira fase é uma prova de 50 questões teste. Delas, 40 serão de clínica, diagnóstico e tratamento de pets e 10 sobre conhecimentos gerais. No mesmo dia, às 14h, será a segunda fase: uma dinâmica de grupo com os aprovados, que será acompanhada por psicólogos. Os que forem selecionados irão para a terceira e última fase no final da tarde desse mesmo dia, que consiste em uma entrevista individual”.

Programa de Internato e Especialização – como deve ser feita a matrícula dos aprovados?

O Dr. Fabiano ressalta que “os aprovados têm dois dias para fazer a matrícula na semana seguinte à aprovação. O resultado sai no próprio dia 26 de novembro, por volta das 19h, que é uma sexta-feira. Então, a segunda e a terça-feira seguintes é o período em que o aprovado tem para fazer a inscrição na FAMESP, localizada na Avenida Jabaquara, 1.314”.

Programa de Internato e Especialização oferecerá bolsa de estudos

O aluno selecionado terá isenção de 100% sobre as mensalidades do Curso de Clínica Médica e Medicina Veterinária Intensiva e, além disso, receberá mensalmente uma Bolsa Auxílio/Ajuda de Custo, no valor de 70% do valor da bolsa de mestrado vigente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC).

A partir do segundo ano do curso, poderá ser disponibilizado ao aluno uma bolsa de até 100%, a depender da disponibilidade de vagas e da avaliação de desempenho pela coordenação no decorrer do curso, no curso de Pós-Graduação MBA em Gestão de Serviços Clínicos e Hospitalares na Veterinária de Pequenos Animais, ofertado pela Famesp.

Programa de Internato e Especialização oferece preparo na rotina hospitalar

Os alunos aprovados desenvolverão atividades de atendimento, conforme o conteúdo programático do Curso de Clínica Médica e Medicina Veterinária Intensiva, incluindo plantões no hospital veterinário escolhido como sede sob a supervisão dos médicos veterinários contratados e docentes vinculados às atividades hospitalares.

O médico veterinário Felipe Braz, coordenador do setor de Internação e do programa de estágio do Hospital Veterinário da Pompéia, explica que “o aprimorando acompanhará rotina de clínica médica e de internação de pequenos animais. Os alunos farão atividades supervisionadas por um médico veterinário sênior no atendimento médico e na rotina de internação. As práticas hospitalares são sempre monitoradas por um responsável”.

O Dr. Felipe ressalta a importância de uma pós-graduação como a do Programa de Internato e Especialização para o desenvolvimento e carreira de um médico veterinário – “Ter uma pós e/ou um programa de internato gera uma bagagem e preparo de rotina hospitalar que muitas vezes não conseguimos otimizar na faculdade. Esse profissional sai com um diferencial de mercado”.

Programa de Internato e Especialização da Famesp/Wevets

  • Quando se inscrever: até 15 de novembro de 2021.
  • Como se inscrever: pelo site https://www.hovetdapompeia.com.br/internato ou pelo e-mail internato@wevets.com.br.
  • Valor da inscrição: gratuito.
  • Data da prova: 26 de novembro de 2021.

*Este conteúdo é meramente informativo e educativo, sendo destinado para o público em geral. Ele não substitui a consulta com o médico veterinário e não deve ser utilizado para diagnóstico ou medicação para seu pet. Qualquer dúvida, ou sintoma que o animal venha a presentar, deve ser relatado ao médico veterinário competente de confiança, somente ele esta habilitado à fazer o diagnóstico preciso, prescrever medicamentos e tratamentos para cada caso e acompanhar a evolução do quadro de saúde do pet.

Compartilhe